Muitos universitários entram no ensino superior já sonhando com o dia de sua formatura. Esse momento tão especial e simbólico é realmente marcante, pois celebra o encerramento de uma fase de muito esforço e dedicação – mas também de muitas lembranças prazerosas, dando espaço a uma nova etapa na vida dos até então estudantes.
Todavia, para quem sonha com uma celebração mais planejada, esse momento pode se tornar um investimento, afinal, uma festa completa possui um custo elevado. Em alguns cursos e universidades, por exemplo, os formandos começam a pagar o evento junto da mensalidade do curso ao longo de vários anos, afinal, estamos falando de um grande evento e queremos que tudo saia perfeito, não é mesmo?
A comissão de formatura costuma ficar encarregada de desenvolver estratégias para a arrecadação de dinheiro, tomar decisões referentes ao evento e comunicar o andamento do planejamento aos formandos. Assim, costuma recair sobre esse grupo a responsabilidade de planejar e estimar o orçamento. Se você faz parte dessa equipe, já sabe da importância de começar a se preparar para a formatura de forma antecipada, né?
Por isso, no post de hoje, trazemos várias dicas para ajudar sua turma na arrecadação de fundos para realizar uma comemoração de formatura incrível. Acompanhe conosco!
Devo me preparar antecipadamente?
A resposta é sim! É muito comum que, ao fazer orçamento com produtoras e fornecedores responsáveis por fazerem o evento acontecer, seja necessário adiantar uma parte do pagamento para assegurar o compromisso. Considerando que as formaturas costumam ocorrer em períodos específicos do ano, há uma grande demanda por esses serviços; assim, quanto antes você reservar o espaço, o buffet, a produtora, seguranças, fotógrafos, DJs, etc. menos preocupação terá próximo à data do evento. Todas as partes envolvidas precisam ter confiança na parceria mútua, e esse “contrato social” geralmente envolve dinheiro.
Por isso, por mais adiantado que pareça ser, sugerimos que os formandos comecem a pensar na formatura quanto antes e se preparar financeiramente para esse evento tão logo quanto possível. É claro que, para formaturas coletivas, é necessário que tudo seja decidido em grupo, mas é importante já ter uma quantia acumulada ao longo da graduação para evitar a necessidade de desembolsar um valor maior de uma única vez. Há, inclusive, quem crie poupança para esse dia especial, o que pode ser uma ótima estratégia.
Já entendemos que o planejamento é fundamental para o sucesso do evento. Assim, para além da organização financeira individual, separamos algumas ideias que podem facilitar a arrecadação de dinheiro pela turma. Confira:
- Raspadinhas: uma alternativa mais interessante e envolvente do que as tradicionais rifas (que apesar de serem simples de produzir e relativamente fáceis de vender, não são tão divertidas), são as raspadinhas. A compra de cartelas, como as comercializadas em lotéricas, que prometem prêmios, podendo ir de recompensas simples até opções maiores, tornam esse momento ainda mais empolgante do que adquirir um simples número em um papel.
Há diversas opções de prêmios, que variam desde uma cesta de café da manhã até uma televisão ou uma viagem – mas lembre-se de que o valor do prêmio influencia no valor dos bilhetes, e o valor arrecadado deve cobrir os custos do prêmio, além de também gerar um lucro significativo. Por isso, leve em consideração o poder aquisitivo das pessoas para quais irá vender as raspadinhas e o lucro esperado com essa estratégia.
- Organização de eventos: além de arrecadar dinheiro, é uma alternativa muito divertida onde você pode entender mais sobre como um evento é montado. “Basta” organizar festas, cervejadas, eventos acadêmicos e esportivos e cobrar pela entrada e pelo consumo, cuja renda deve cobrir as despesas e trazer bons lucros. São diversas possibilidades a serem exploradas e irem gerando ideias e conhecimentos que podem ser utilizados no evento principal, que é a formatura.
Para garantir que os eventos sejam um sucesso, é importante ficar atento ao local, aos fornecedores, à segurança do evento e, quem sabe, firmar parcerias com empresas ou produtoras para dar um upgrade ao evento. Apesar de parecerem uma alternativa simples, é muito importante se empenhar para o sucesso do evento, pois o que não queremos é que ele se transforme em prejuízo.
- Bazares: todo mundo tem alguma coisa parada em casa, como roupas, livros, CDs, itens de colecionador, bijuterias, quadros, entre outras possibilidades. Assim, organizar um “brique” e conseguir um bom volume de objetos em bom estado para a venda, além de promover o desapego de itens que não são utilizados há tempos ou até mesmo divulgar o trabalho de algum colega habilidoso, é uma alternativa barata e que, diferentemente de eventos, não exige muito investimento para arrecadar dinheiro.
- Venda de comidas e bebidas: sempre tem alguém na turma que cozinha muito bem, que já empreende na área ou que conhece algum distribuidor de alimentos e bebidas por atacado. Comercializar doces e salgados na universidade, além de ser uma alternativa aos bares e cafés que costumam cobrar valores mais altos, costuma gerar bastante demanda por parte dos universitários, além de, mais uma vez, ser uma oportunidade para divulgar o trabalho de algum colega.
- Venda de materiais personalizados do curso: quase todos os estudantes possuem pelo menos algum item com o nome do curso, certo? Sejam copos, canecas, moletons, mochilas, garrafinhas ou bottons, além de demonstrarem o orgulho pela profissão escolhida, os materiais personalizados são uma opção de arrecadar dinheiro, especialmente das turmas que a recém entraram na graduação e estão ansiosas por exibir suas conquistas acadêmicas. Não faltarão eventos para comercializar esses itens!
- Investimentos: calma, não estamos falando em comprar ações da bolsa de valores! Uma boa alternativa é criar uma conta poupança coletiva: apesar do rendimento baixo, é melhor do que deixar o dinheiro parado, não é mesmo? Além disso, ele estará em um lugar seguro e que pode receber depósitos com frequência. Existem outras possibilidades de investimentos de baixo risco com uma rentabilidade um pouco maior, mas sugerimos que converse com especialistas para entender se essa alternativa é interessante para a sua turma.
De nada adianta ter boas ideias se elas não são divulgadas, concorda? Assim, independente das alternativas que sua turma escolher para angariar fundos para a formatura, é fundamental que todo mundo se empenhe na divulgação dessas ações, visando o maior sucesso possível. Utilize suas redes sociais ou crie páginas específicas para divulgar os eventos, como um perfil da turma no Instagram. Seja criativo, empolgado e aproveite para convencer os diferentes grupos de amigos e os parentes a comprarem uma ou duas rifas, convide-os a participarem das ações a serem organizadas e não perca a motivação!
Sabemos que às vezes pode ser desestimulante, afinal, arrecadar dinheiro exige tempo, dá um pouco de trabalho e nem sempre todos estarão dispostos a colaborar. Por outro lado, foque no objetivo final, que é uma festa de formatura memorável, e continue se dedicando para alcançar o objetivo coletivo. Se cada um fizer a sua parte, será muito mais fácil e divertido alcançar o montante necessário para fazer a formatura dos sonhos. E se precisar de ajuda, não deixe de contatar a equipe da Agência M3TA. Será um prazer fazer parte desse momento!
0 comentário