Seja na escola ou faculdade, há um momento esperado por todos desde o início, a formatura.
A formatura é um símbolo na vida da maioria das pessoas, representa geralmente um momento de passagem, o cumprimento de uma etapa da vida, e é um motivo de orgulho, para os formandos, familiares e amigos.
Mas o que seria motivo de felicidade, muitas vezes pode ser uma grande dor de cabeça!
Se não for organizada da forma adequada, imprevistos podem acontecer e o que seria um sonho pode terminar em uma situação muito desagradável.
Uma solução é organizar uma comissão de formatura, com ela terá uma distribuição clara de atividades e responsabilidades
Com uma comissão de formatura bem estruturada o alinhamento com a turma será muito mais fácil estruturar o momento que ficará para sempre na lembrança dos formandos.
Pensando nisso, escrevemos um artigo para ajudar você a formar sua comissão de formatura e arrasar nesse evento tão especial!
Faz sentido para você? Então vamos lá!
Veja também: Case Pré Auxiliadora 2019
O que é uma comissão de formatura?
Antes de tudo, devemos definir o que são as famosas comissões de formatura.
As comissões são um grupo formado por alunos de uma determinada turma ou de várias a depender do funcionamento da instituição, responsável por alinhar detalhes, negociar com as assessorias e responder pela turma nos assuntos que se referem à formatura.
Ela cuidará de eventos que ajudem a abater os custos até guiar as decisões da turma a respeito de locais, buffet, cerimônia, indicar o professor paraninfo, alunos oradores e juramentistas entre outros.
Por que uma comissão de formatura é importante?
Por mais simples que pareça, organizar uma formatura é algo bastante complexo, há muitas coisas a se decidir, quais professores serão homenageados, quem irá realizar o discurso e os juramentos, quem irá analisar as propostas das empresas que realizam cerimonial.
Tudo isso pode ser bem dispendioso, ainda mais tendo em vista que se tratam de alunos formandos, que podem não ter a disponibilidade necessária.
Portanto, é necessário um grupo responsável e com disponibilidade, além de senso de liderança, para representar a turma neste momento.
Como formar uma comissão de formatura?
Para se formar uma comissão de formatura, faz-se necessária uma assembleia-geral, com todos os alunos interessados, no qual os mesmos tenham direito a candidatura e voto.
Nesta assembleia, haverá a eleição para os cargos da comissão de formatura, e a mesma deverá ter uma ata, na qual será descrita a assembleia-geral.
Recomenda-se também, a elaboração de um estatuto, reconhecido em cartório, para que a associação seja reconhecida como associação sem fins lucrativos.
O estatuto dará segurança jurídica, pois a comissão será vista como uma pessoa jurídica, resguardando a comissão juridicamente, sendo agora a associação, a responsável direta pelos contratos e dinheiro arrecadado.
Isso ajudará a promover a transparência na comissão e criar um clima de responsabilidade e transparência entre os formandos.
Quais as funções de uma comissão de formatura?
Para uma comissão de formatura, há uma estrutura simples que pode ser seguida, sendo seus cargos mais recorrentes:
- Presidente: O presidente é o principal líder da comissão de formatura, ele convocará e guiará as reuniões e assembleias.
Ele será responsável por assinar junto ao tesoureiro todas as documentações, respondendo pela turma inteira, sejam com assessorias, a instituição ou na parte jurídica.
Quaisquer eventos para angariar fundos, muito comuns em comissões de formatura, também são iniciados pelo aval do presidente.
Este cargo é indicado para pessoas enérgicas e motivadoras, que consigam ser influenciadoras, além de ter a confiança da turma.
- Vice-Presidente: O vice-presidente da comissão de formatura tem como função, auxiliar o presidente e o tesoureiro em suas funções, porém sua principal atribuição é substituir o presidente em sua ausência.
Este cargo é indicado para pessoas proativas, que auxiliem ativamente o presidente, e estejam imersas nas atividades da comissão, ajudando no que for necessário.
- Tesoureiro: O tesoureiro será responsável por gerenciar os recursos da formatura, ele irá acompanhar as movimentações e assinará com o presidente.
O tesoureiro da comissão de formatura ficará responsável pela prestação de contas do dinheiro investido e ajudará a agência contratada no controle de inadimplentes.
Dependendo do tamanho da turma, o tesoureiro pode ficar responsável por um grande número de transações e se sobrecarregar, portanto avalie a possibilidade de mais de um tesoureiro.
Este cargo é indicado para pessoas bastante organizadas e responsáveis, pois quaisquer eventuais problemas de ordem financeira podem recair sobre os tesoureiros!
- Secretário: O secretário é responsável por gerenciar toda a informação a respeito da formatura.
Ele redigirá todas as atas de cada reunião e assembleia, bem como todas as decisões eventualmente tomadas no processo.
Isto é importante pois com uma gestão de informação bem organizada, comissões de formatura que iniciam seus trabalhos com bastante antecedência, não tem perdas de informação do início do processo.
Assim como o tesoureiro, é ideal que o secretário seja uma pessoa organizada, além de extremamente detalhista, para que todas as informações relevantes sejam registradas.
- Marketing: Embora muitas vezes negligenciado, vem sendo uma tendência nas atuais comissões de formatura.
Ele ajudará a divulgar eventos e comunicar para a turma todas as informações relevantes a respeito da comissão e da formatura em si, promovendo um ambiente transparente e confiável.
É ideal que a pessoa responsável pelo marketing, seja extremamente criativa e atualizada, e saber comunicar com a turma de modo que possa a engajar nas ações realizadas pela comissão.
- Coordenadoria de eventos: Formaturas podem ser pouco acessíveis na maioria das vezes, portanto formas de abater os valores são sempre bem-vindas.
Rifas, sorteios, eventos são algumas formas de se conseguir recursos para a formatura e essas ações precisam ser bem direcionadas.
Para evitar a sobrecarga do presidente, uma coordenadoria de eventos se faz amplamente necessária.
Para essa função é ideal uma pessoa criativa, com boa relação entre pessoas e apta a liderar grupos.
Conclusão
Gostou do nosso conteúdo? Agora você consegue criar sua própria comissão de formatura!
Você aprendeu o que é uma comissão de formatura, que ela é necessária para atribuir responsabilidades e como montar sua própria comissão!
Ela possibilita que este evento, tão importante na vida de muitas pessoas seja inesquecível, e diminui a chance de desconfortos!
Está pensando em montar sua formatura? Entre em contato conosco que tiraremos suas dúvidas!
Quer saber mais como a Agência M3ta realizou sonhos? Veja também Case – Enfermagem UFRN 2021.1
0 comentário