Pagar a formatura: veja qual o momento ideal para você começar a fazer

Pagar a formatura: veja qual o momento ideal para você começar a fazer

Nem tudo na vida precisa ser decidido de imediato, mas você já percebeu que, com antecedência, são maiores as chances de você se organizar da melhor forma possível e menor a incidência de estresse na última hora? 

Justamente por isso, recomendamos que eventos, principalmente quando envolvem outras pessoas, sejam planejados com o maior prazo possível. Isso facilita a resolução dos eventuais problemas que surgirem, afinal, o tempo deixa de ser um empecilho e acaba ajudando nas melhores tomadas de decisão. Para que todos os envolvidos consigam se organizar, um planejamento adequado será o seu melhor aliado.

No post de hoje, te ajudaremos a decidir qual é o melhor momento para começar a pagar a formatura, sempre levando em consideração as possibilidades temporais e financeiras. Acompanhe a leitura e prepare seu cofrinho!

Como organizar suas finanças

Antes mesmo de começar a se planejar, há quem se assuste com a ideia de um valor exorbitante para a realização da festa de formatura. Esse medo faz sentido, afinal, estamos falando de um grande evento com diversos fatores que custam, muitas vezes, bastante dinheiro. Todavia, não deveria ser motivo de preocupação, afinal, é muito provável que esse custo seja dividido igualmente entre todos os formandos que participarem, e o fator tempo deve sempre estar ao lado de vocês.

Todo investimento ou projeto em geral requer planejamento, e nesse caso não seria diferente. Ao definir um objetivo específico, nesse caso, a festa, fica mais fácil organizar suas finanças de forma a realizar um evento inesquecível. Há quem conte com o apoio financeiro da família, mas isso não é uma realidade para todos; por isso essa etapa de organização é tão importante. Além do mais, essa estruturação acaba sendo útil em várias outras áreas da sua vida que envolvam dinheiro. 

  1. Em um primeiro momento, liste as suas despesas pessoais, levando em consideração tudo aquilo que tem custo fixo para você. Ao visualizar seus gastos, fica mais fácil entender onde é possível fazer cortes ou reduções, ou quais alternativas você tem para poupar um pouquinho mais.
  1. A partir disso, elimine os gastos desnecessários, repensando sua relação com o dinheiro. Reflita sobre suas prioridades e sobre onde você está colocando o seu dinheiro – se aquele item que você colocou no carrinho é algo que você quer, precisa, tem como pagar ou deve comprar. Sempre que der vontade de gastar em algo “irrelevante”, lembre-se do objetivo principal, guardar dinheiro para a sua formatura; assim, só compre se essa aquisição não desequilibrar o seu orçamento. 
  1. Aprenda a poupar parte do que você ganha. Seja mesada ou salário, é importante, desde cedo, adquirir a noção de que é preciso se preparar para o futuro, pois ele é incerto. Quem entende de economia costuma recomendar que poupemos cerca de 30% dos nossos ganhos, mas sabemos que isso, normalmente, não é viável; nesse caso, nossa dica é separar uma quantia assim que o dinheiro entra na sua conta, ajustando seus gastos de acordo com o valor que sobrar após separar tal quantia para poupar. Talvez você tenha que abrir mão de alguns eventos ou deliveries, mas continue focado no objetivo final – isso torna suas escolhas menos difíceis. 
  1. Caso você não tenha nenhum tipo de renda, quem sabe não seja esse o momento de procurar algo que possa te remunerar? Se você tem um hobby, como cozinhar ou costurar, você pode aproveitar esse talento e vender os resultados do seu trabalho, como doces no intervalo da faculdade ou peças de roupa customizadas para os seus colegas. Só não esqueça de verificar se você tem autorização para comercializar bens no espaço da faculdade, viu?

Por que devo começar a pagar minha formatura quanto antes?

Como já vimos, antecipação e planejamento são as melhores estratégias para a sua organização financeira. Além de facilitar o trabalho da comissão de formatura, contando com um capital inicial para reservar e contratar os melhores serviços antes da alta temporada, pagar o evento de forma antecipada garante menos preocupação próximo à data, afinal, você chegará ao final do período com (praticamente) tudo pago.

Uma de nossas principais sugestões é contratar uma produtora de eventos, que, além de passar um orçamento mais certeiro, pode se responsabilizar pela gestão financeira da turma, acompanhando os pagamentos mensais e garantindo que o dinheiro esteja bem guardado. Falando nisso, é uma boa ideia criar uma poupança, pois apesar do baixo rendimento, é melhor que deixar o dinheiro parado embaixo do colchão, né?

É importante lembrar que, quanto antes você tiver o dinheiro na mão, maiores as possibilidades de contratar os melhores serviços de forma antecipada e maior também é o poder de barganha, favorecendo as decisões a serem tomadas de forma coletiva. Além disso, há mais tempo para pesquisar as melhores opções de fornecedores e conseguir negociar os melhores contratos!

Por fim, mas não menos importante, pagar a formatura de forma antecipada, como já vimos, diminui os estresses de última hora, evitando que você precise recorrer a empréstimos, negociar prestações de serviço sob pressão, comprometendo a qualidade da festa, e se contentar com as escolhas disponíveis. Sabe aquele ditado de que “Deus ajuda quem cedo madruga”? Ele cai bem nessa situação, afinal, você terá as melhores alternativas à sua disposição se conseguir se preparar cedo. 

Uma última alternativa…

Caso você faça parte do grupo que não se organizou antecipadamente e deixou tudo para a última hora – inclusive as economias, há um serviço oferecido por produtoras que pode ser a sua salvação: o parcelamento pós-formatura. As agências financiam o evento e depois são reembolsadas pelos formandos, oferecendo um prazo posterior maior do que seria normalmente necessário para a realização da festa. 

É importante destacar, porém, que muitas vezes essa forma de pagamento é acompanhada de juros, pois podem haver reajustes mensais para arcar com os gastos que foram cobertos com o dinheiro da própria produtora. Assim, o evento acaba saindo bem mais caro do que seria com uma organização prévia, onde havia mais alternativas de contratação e de fornecedores. É possível que, após a festa, a comissão de formatura continue a arrecadar dinheiro para cobrir esses gastos, o que pode não ser tão motivador.

Lembre-se de dar uma olhada em nossos outros posts e considerar as diversas possibilidades de arrecadação de dinheiro que podem ser utilizadas pela sua turma. Essas opções diminuirão o valor que cada formando deverá investir no evento, além de serem uma ótima oportunidade para unir a turma e aproveitar mais alguns momentos juntos antes da formatura. 

É bem possível, também, que ao final da arrecadação você verifique que o montante acabou sendo menor que o que era inicialmente considerado necessário, barateando os custos do evento devido à organização antecipada. 

Além de facilitar o processo para a realização do grande evento, esse aprendizado servirá, como mencionamos, para os mais diversos projetos aos quais se propuser ao longo da vida. Afinal, poupar e planejar são passos fundamentais para realizar quaisquer sonhos que envolvam dinheiro. Esperamos que tenha curtido nossas dicas e que considere a Agência M3TA para te ajudar a se organizar para a festa de formatura perfeita! 

0 comentário

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *